sexta-feira, 9 de julho de 2010

//Pós-Graduação: Bloco Leveza/Fórum 2 - Abstração, iconoclastia e precariedade

Pense em seu contexto cultural, em sua bagagem de conhecimentos e nas informações visuais de que está cercado. Olhe ao seu redor!!!!!!!!!!!!!!!!!

Escolha um desses três conceitos - abstração, iconoclastia e precariedade - e reflita sobre algumas formas ou situações do ambiente à sua volta em que esse conceito possa ser relacionado à ideia de liberdade.

Dê um exemplo e explique como você compreende o sentido de liberdade do conceito que escolheu.

Lembre-se que nosso fórum é uma conversa na sala de aula, portanto, observe e debata os exemplos dados pelos seus colegas.

Neste bloco LEVEZA, a palavra LIBERDADE tem uma conotação forte. Observando todos os movimentos citados nos textos do CD para este bloco, eram movimentos com um denominador comum, romper com o usual, expandir os horizontes, a leveza aqui é a leveza do espírito.

Os artistas de então queriam libertar seus espíritos daquelas exigências artísticas das Academias de Belas Artes. E este desejo é intrínseco ao ser humano até hoje, romper com os limites faz parte do que somos. 

Assim, quero começar minha primeira participação trazendo três vídeos. 

O primeiro de uma apresentação da Madonna na Drowned World Tour:


Madonna e seus dançarinos literalmente voam sobre o palco. Os shows da Madonna deixaram de ser o simples cantor no palco com uma banda cantando as músicas. Madonna rompe este limite e transforma seus shows em verdadeiros espetáculos teatrais. Neste vídeo, observa-se toda a influência oriental tal propagada em filmes de artes maciais, em que os ninjas têm este poder de serem 'leves' e aí vem meu segundo vídeo, o trailer do filme O Tigre e o Dragão.


O cinema tem este poder de romper e, ao mesmo tempo, leves, os personagens do filme mais parecem plumas voando sobre o vento do que pessoas de carne e osso. É a LEVEZA no seu mais real significado.

E para finalizar, alguns meses atrás, tive a oportunidade de ir ao circo do Marcos Frota, aqui, em Brasília. E, em uma das apresentações, tinha um rapaz que no máximo do esforço de voar com uma malha vermelha, o que se percebia em seu semblante era totalmente o oposto. O seu rosto transmitia uma paz de espírito tão grande que quando eu olhava a serenidade do seu rosto, eu fiquei tão em paz, mesmo sabendo, no meu consciente, que seu corpo fazia um esforço físico extremo para ficar voando naquela malha.

No vídeo a seguir, é uma apresentação semelhante. Não achei o vídeo com a apresentação que mencionei acima.


Acho que a mensagem deste bloco para nós, seres criadores, é buscar sempre este rompimento, esta liberdade, esta leveza de espírito em nossas criações.

Falando em desafios, alguns exemplos de artes que representa bem o conceito de precariedade e são desafios manuais:

Os Origamis



Moda

Falando em moda, trago dois vídeos do desfile da DIESEL em que ela mistura roupa com realidade aumentada. Acho sempre interessante estas interações.

No caso destes vídeos, enquanto o desfile acontece, imagens holográficas são projetadas sobre a passarela. Confiram:



Artes Plásticas: Surrealismo/Salvador Dalí

O interesssante do Surrealismo é que por trás há uma lógica, uma análise muito forte, que é o que o difere do seu antecessor, o movimento dadaísta, onde o absurdo vivia no seu extremo, não havia necessidade de ter uma lógica. E aí, os surrealistas vão além, é incrível quando se vê uma tela surrealista e nossa primeira impressão é 'que diabo é isso?', mas aí quando o olhar vai além, percebe-se mais claramente o ideal surrealista. Tem um elemento que Dalí utiliza em algumas de suas telas que eu acho uma grande dualidade entre leveza/não leveza: os elefantes. Acho o máximo aqueles elefantes com aquelas pernas enormes e super finas. Alguns exemplos de telas que trazem os elefantes:25/6/2010 5

One Second Before Awakening from a Dream Caused by the Flight of a Bee Around a Pomegranate, 1944


The Temptation of Saint Anthony, 1946


The Elephants, 1948



Food Art

Como a montagem do trenzinho, vista no CD, esculturas em frutas e vegetais, seguem o mesmo caminho, até mesmo pelo tempo de validade das frutas e vegetais. Mas ainda assim, acho incrível o que pode ser feito com elas. Alguns exemplos:



Red Kisses,

Chris, The Red

Nenhum comentário: