quinta-feira, 19 de maio de 2011

//Exposições: Xilográfico por Rubem Grilo

Estive ontem na Caixa Cultural de Brasília para visitar a exposição de Rubem Grilo, Xilográfico.

Rubem Grilo é um artista brasileiro e um dos maiores representantes da xilogravura brasileira. A mostra traz 207 obras dos últimos 26 anos de carreira e é composta por xilogravuras, matrizes e colagens.

Eu tenho uma forte atração por xilogravura. Então, visitar esta exposição foi de grande importância, ainda mais que a xilogravura será tema da minha pós-graduação em artes visuais. E conhecer a obra deste artista brasileiro foi realmente maravilhoso. A riqueza de detalhes de suas obras é impressionante. E ver as matrizes, das quais são feitas as xilogravuras, é ainda mais impressionante.

As obras viajam por temáticas diversas, com um aspecto muito surreal, diria eu. Os traços, as formas humanas e os contrastes são os pontos fortes que destaco em suas obras. Algumas obras são mais simples, trabalhadas com traços em formas mais geometrizadas como a série Linear.

Outro ponto marcante da exposição é a série de colagens com suas formas orgânicas. Diferentemente das xilogravuras que predominam o duo preto/branco, Grilo brinca mais com as cores em suas colagens.

Vale a pena uma passada por lá para conhecer a obra deste brasileiro, deste super artista.














[Acesse o álbum completo de fotos]

Passa lá, a exposição está na galeria principal da Caixa Cultural de Brasília, até o dia 26 de junho de 2011.

Red Kisses,

Chris, The Red

Nenhum comentário: