quinta-feira, 29 de agosto de 2013

//Fotos: Passeio Cultural por Brasília

Na terça-feira passada, aproveitei um espaço entre um compromisso e outro para dar um passeio pela Caixa Cultural e o Museu Nacional e ver as exposições em cartaz.

Primeiro, Caixa Cultural, com duas exposições: Figurativismo Contemporâneo Argentino e Arte de Cavalete | Clóvis Graciano. Aquela, reúne obras de vários artistas argentinos; esta, obras do brasileiro que tinha na música, uma de suas principais referências para compor seus desenhos e pinturas.

Entre as obras argentinas, me chamou atenção a obra Autumn Kiss, do Ricardo Celma, que é uma releitura da obra O Beijo, do Klimt. A técnica do Celma nesta tela e em outras, remete a técnica de Klimt. Observei o uso do estilo de Klimt em telas do Max Pedreira. Gostei muito da série Naturaleza Muerta, de Alejandro Rosemberg. Mais pela técnica utilizada (Óleo sobre Tela) que de tão rica e detalhada, parece uma fotografia.

Autumn Kiss, Ricardo Celma

Naturaleza Muerta, Alejandro Rosemberg
Entre as obras do Graciano, gostei das que ele faz uso do nanquim ou do bico de pena, como em Cambalhota do Flautista, Canção na Praia e Homem Velho.

Cambalhota do Flautista (bico de pena)

Canção na Praia (nanquim sobre papel)
Da Caixa, segui para o Museu da República, onde acontecia a exposição Narrativas Poéticas, mistura de obras de vários artistas, como Tomie Ohtake, Iberê Camargo e Mabe com trechos literários de vários autores brasileiros, que estavam impressos em quadros ao lado das obras ou ainda em vídeos.



Sem título, Tomie Ohtake

Terra e Lua, Wega Nery

Cabeças, Siron Franco

Mais algumas fotos das exposições. O álbum completo aqui.








Não deixem de conferir

Caixa Cultural

  • Figurativismo Contemporâneo Argentino, até 13 de outubro de 2013
  • Arte de Cavalete, até 20 de outubro de 2013


Museu Nacional

  • Narrativas Poéticas, até 29 de setembro de 2013


Red Kisses,

Chris, The Red


Nenhum comentário: